QUEM SOMOS

Com 8,5 ha de área total, a Estação Semente Águas Claras está situada na Área de Proteção Ambiental (APA) do Procura, a apenas 200m da Cachoeira da Amorosa. A cachoeira é um importante atrativo natural regional que se encontra no triplo limite municipal de Trajano de Moraes, Conceição de Macabu e Santa Maria Madalena.

A pedra em formato de coração que se encontra no interior da Estação Semente, assim como o nome Amorosa estão associados à lenda que fala da paixão entre índios de tribos inimigas, cuja união foi impedida pelos colonizadores. Das lágrimas da linda índia sakuru “Amorosa”, aprisionada por brancos até a morte entre as pedras, brotou a exuberante cachoeira. Poços refrescantes precedem a Cachoeira da Amorosa, no limite da propriedade. A cachoeira é formada pelo rio Carukango – um tributo ao Príncipe Carukango, líder quilombola cruelmente assassinado por fazendeiros, cuja sede de liberdade foi semente para a abolição de todo um povo, no sangue de seu neto José do Patrocínio. Logo abaixo da queda d’água de cerca de 15 m de altura está o encontro dos rios Carukango e Macabu, um dos principais tributários da Lagoa Feia. Foi para proteger as águas, a biodiversidade e os fragmentos da Mata Atlântica desse território de importância ambiental e histórico-cultural ímpar que em 2010 foram criadas as Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs Águas Claras I (em Conceição de Macabu) e II (em Trajano de Moraes). Por ser um recanto tradicionalmente frequentado por visitantes do Norte Fluminense, parte da propriedade permanece destinada ao uso recreativo e sustentável dos seus recursos ambientais.

Somos uma estação permacultural, representante do Instituto Pindorama na região. Cuidando da Terra, cuidando das pessoas e compartilhando suas belezas, a Estação Semente Águas Claras incorpora os princípios da Permacultura – uma filosofia de vida orientada para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos, em equilíbrio com a Natureza.

GESTORA: Maria Inês P. Ferreira
Pós-doc em Gestão Integrada
de Recursos Naturais

EDUCADORA AMBIENTAL: Thayná Fernandes
´Técnica em Meio Ambiente

 

GESTOR: Marcelo Abreu Gomes
´Professor e Historiador

 

CONSULTOR: Guilherme Sardenberg
Biólogo, Mestre em Eng. Ambiental

CONSULTOR: Daniel Martins
Cientista da Computação

O QUE NÓS FAZEMOS

Cuidamos da Natureza e das águas na Mata Atlântica

A Estação Semente Águas Claras busca aglutinar ações de cidadania planetária para a sustentabilidade, proporcionando aos seus visitantes uma experiência de renovação energética e reconexão com a Natureza, que inclui revigorantes banhos nos seus poços e corredeiras, em uma vista deslumbrante da microbacia do rio Carukango, integrados com:

  • Educação Ambiental e vivências na Natureza;

  • Trilhas  e caminhadas ecopedagógicas;

  • Cursos e práticas de design permacutural;

  • Bioconstrução; 

  • Projetos de Unidades Demonstrativas de Sistemas Agroflorestais; e

  • Recuperação florestal.